Malala em São Paulo




Malala Yousafzai, ativista paquistanesa e a mais jovem a receber o Prêmio Nobel da Paz (Em 2014, com 17 anos) estará em São Paulo no feriado do dia 9 de Julho a convite do Itaú Unibanco. O evento ocorrerá no Auditório do Ibirapuera e será fechado para convidados entre ONG's parceiras e alunos selecionados de escolas públicas para falar do poder transformador da educação e da leitura porém tudo será transmitido livremente pelo twitter e facebook do banco.





Quem é Malala?

No inicio de 2009, com cerca de 11-12 anos de idade, Malala escreveu para a BBC um blog sob pseudónimo, no qual detalhava o seu cotidiano durante a ocupação talibã no cidade onde morava no Paquistão e o seu ponto de vista sobre a educação para as jovens no vale do Swat. No verão seguinte, o New York Times publicou um documentário sobre o cotidiano de Malala à medida que o exército paquistanês intervinha na região. A popularidade de Malala aumentou tanto que começou a dar entrevistas para a imprensa e foi nomeada para o prémio internacional da Criança pelo ativista sul-africano Desmond Tutu.
Poréeeeem, na tarde de 9 de outubro de 2012 na cidade de Khyber Pakhtunkhwa, enquanto estava a caminho da escola um homem armado chamou Malala pelo nome, e disparou três tiros na garota a deixando inconsciente e em estado grave durante vários dias. Quando a sua condição clínica melhorou foi transferida para um hospital na Inglaterra
A tentativa de assassinato desencadeou um movimento de apoio nacional e internacional. A Deutsche Welle escreveu em 2013 que Malala se tornou "a mais famosa adolescente em todo o mundo".
Em 29 de abril de 2013, Malala foi capa da revista Time e considerada uma das 100 pessoas mais influentes do mundo. Em 12 de julho do mesmo ano, Malala discursou na sede da Organização das Nações Unidas, pedindo acesso universal à educação. Malala foi ainda homenageada com o prémio Sakharov de 2013. Em fevereiro de 2014, foi nomeada para o World Children's Prize na Suécia.Em 10 de outubro, foi anunciada a atribuição do Nobel da Paz a Malala pela sua luta contra a repressão de crianças e jovens e pelo direito de todas as crianças à educação. E com apenas 17 anos, Malala foi a pessoa mais jovem do mundo a receber o prêmio.

Quer saber mais sobre a história da garota?
Compre o livro na Amazon! 

Postar um comentário